Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol | ||||
PROCESSO Nº 003/2023 | ||||
UNIDADE Local de Execução do Serviço |
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO | PÚBLICO ALVO | MÊS / ATIVIDADE | 2 / 2023 |
APAE - Mirassol | Transtorno do Espectro Autista associado à deficiência intelectual e a deficiência múltipla. | Alunos que necessitam de apoio substancial ou muito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado à deficiência intelectual e/ou múltipla, que n | Programada | 2 |
Executada | 2 |
OBJETIVO DO SERVIÇO: Oferecer para os alunos ensino acadêmicos com adaptação significativas no currículo, estimular de acordo com os interesses e as potencialidades de cada aluno, a aquisição de autonomia e independência nas habilidades básicas de maneira funcional, trabalhando as habilidades sociais e promover a inclusão deles na comunidade. |
IMPACTO SOCIAL ESPERADO: • 60% dos alunos com aquisição de novos repertórios comportamentais (comunicação alternativa/ ampliada, habilidades acadêmicas, hábitos de higiene, reciprocidade socioemocional visando a interação social. • 60% dos alunos com diminuição de comportamentos disruptivos (comportamentos socialmente inadequados: agressões, autoagressão e heteroagressão e rigidez comportamental). |
ATIVIDADES REALIZADAS: 28/02/2023 - Atividades de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, baseado na ciência ABA. |
RESULTADOS OBTIDOS: Dentro dessas atividades desenvolvidas para nossos alunos obtemos aprendizagens significativas, autonomia, desenvolvimento das atividades acadêmicas, sociais, fazer escolhas, tomar decisões, adequação de comportamentos e expressar suas preferências. |
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES: https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol |
OBSERVAÇÕES GERAIS: Através dessas atividades damos oportunidades de novos repertórios , ampliando as habilidades acadêmicas funcionais e adaptação curricular , propiciando o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e inclusão social, buscando a autonomia deles baseado na ciência ABA. De acordo com a ABA, o trabalho com a criança com autismo deve ser planejado com base em alguns conceitos essenciais focados na aprendizagem sem erros, pois assim são diminuídas as chances de haver atrasos no desenvolvimento da criança, a desmotivação do indivíduo (o que poderia ocorrer com aprendizagem baseada na tentativa e erro), a desistência e a emissão de comportamentos disruptivos. Além de planejar o ensino de comportamentos ou conteúdos curriculares em pequenos passos e fragmentar as tarefas, o trabalho com a ABA leva em conta o que existe e é possível de ser visto manuseado (concreto) para os casos mais severos de autismo. Outros dois conceitos essenciais: dicas (para que a criança consiga emitir o comportamento correto) e feedbacks imediatos (para mantê-la motivada, engajada, e volte a fazer novamente, queria aprender). |
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 21 de março de 2023. |
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO: NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação ____________________________________ |
© 2025 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL
Desenvolvido por PLANAD ®