ANEXO II

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES - MENSAL


Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol
PROCESSO Nº 003/2025
UNIDADE
Local de Execução do Serviço
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ALVO MÊS / ATIVIDADE 5 / 2025
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MIRASSOL Promover atendimento presencial a educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associado à deficiência Intelectual e/ou múltipla, que neces Alunos que necessitam de apoio substancial ou muito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado à deficiência intelectual e/ou múltipla, qu Programada 5
Executada 5

OBJETIVO DO SERVIÇO:
Desenvolver um ensino acadêmico adaptativo com base no currículo, indo de encontro com as individualidades de cada aluno, respeitando o nível que cada um se encontra e estimulando cada vez mais o desenvolvimento da aprendizagem, usando do interesse de cada para aumentar o repertório de desenvolvimento. Criamos condições físicas, ambientais e materiais para a participação dos mesmo com necessidades especiais na sala de aula, favorecendo os melhores níveis de comunicação e de interação deles com as pessoas com os quais convive na comunidade escolar, favorecer a participação nas atividades escolares, trazendo um ensino prazeroso e de qualidade.
IMPACTO SOCIAL ESPERADO:
Espera-se que os avanços continuem permanentes e que através do trabalho estruturado desenvolvido e aplicado diariamente venha aumentar cada vez mais o repertório de comportamentos adequados. Além, de contribuir para que esses ganhos ajudam e auxiliam na formação de cidadãos funcionais, aptos a realizar atividades de vida diária e vida pratica com menos apoios possíveis. Com isso, trabalhamos para que cada um possa crescer com sua independência e atingir todo o seu potencial.
ATIVIDADES REALIZADAS:

05/05/2025 - Habilidades acadêmicas e motoras, vida diária e social, dentro da ciência ABA.
Profissional Responsável: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
Nº de Usuários Participantes: 7
Atividades acadêmicas através de atividades impressas, realizadas com conteúdo de leitura e escrita de palavras, letras do alfabeto, identificação dos números nos diferentes contextos, identificar visualmente diferentes objetos, reconhecimentos de formas, pareamentos de figuras e palavras, psicomotricidade, atividade de vida diária, lúdica e prática, lousa, jardim sensorial, letras móveis, jogos pedagógicos, reconhecimento das vogais, números, dia das mães, cozinha funcional, artes, explorar texturas, pareamento do nome, cores e projetos: família e alimentação saudável. Fazendo o uso dos seguintes materiais de apoios, recurso tecnológicos/tablete e computadores. No contexto vida diária e social, foram trabalhadas atividades como tem demostrado sus opiniões com clareza e objetividade. Contudo, foi mantido as atividades permanentes e rotineiras, para manter o processo de desenvolvimento das habilidades funcionais.

RESULTADOS OBTIDOS:
Observando diariamente o desempenho dos alunos, foi constatado que possuem consciência dos valores que estão presentes na sociedade, participação e satisfação dos mesmos nas atividades propostas, melhor qualidade de vida para os atendidos e suas famílias, valorização da afetividade familiar, porém ainda necessitam de ajuda para desenvolver hábitos e atitudes Os comportamentos interferentes têm diminuído com frequência, pois vem sendo trabalhado muito com os manejos de comportamentos dentro da ciência ABA, juntamente com os reforçadores e estratégias que antecedem os comportamentos.
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES:
https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol
OBSERVAÇÕES GERAIS:
As atividades visam promover o desenvolvimento global, a autonomia, a inclusão social e a qualidade de vida dos alunos, considerando suas particularidades, idade, nível de suporte necessário e contexto individual. De modo geral, busca-se estimular habilidades cognitivas, motoras, sensoriais e de linguagem, além de favorecer a aquisição de conteúdos acadêmicos adaptados ao nível de desenvolvimento. Também se prioriza o aprimoramento da comunicação, por meio de formas eficazes, sejam orais, gestuais ou por recursos alternativos e aumentativos, promovendo tanto a compreensão quanto a expressão, verbal ou não verbal. Outro foco importante é o fortalecimento das habilidades sociais e emocionais, incentivando a interação com o outro, a construção de vínculos e o reconhecimento e regulação das emoções. O desenvolvimento da autonomia é estimulado através do ensino de habilidades de vida diária, como higiene, alimentação e organização pessoal, com o objetivo de promover a independência em diferentes contextos, como o lar, a escola e a comunidade. Além disso, busca-se garantir a inclusão escolar e social, promovendo a participação plena em ambientes diversos, superando barreiras e enfrentando o preconceito. Por fim, também são trabalhadas estratégias para a redução de comportamentos desafiadores, identificando suas causas e propondo formas de manejo que favoreçam respostas mais funcionais e adaptativas.
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 11 de junho de 2025.
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO:
NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação

____________________________________
Assinatura e Carimbo


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO




























© 2025 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL

Desenvolvido por PLANAD ®