Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol | ||||
PROCESSO Nº 003/2025 | ||||
UNIDADE Local de Execução do Serviço |
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO | PÚBLICO ALVO | MÊS / ATIVIDADE | 5 / 2025 |
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MIRASSOL | Promover atendimento presencial a educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associado à deficiência Intelectual e/ou múltipla, que neces | Alunos que necessitam de apoio substancial ou muito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado à deficiência intelectual e/ou múltipla, qu | Programada | 5 |
Executada | 5 |
OBJETIVO DO SERVIÇO: Desenvolver um ensino acadêmico adaptativo com base no currículo, indo de encontro com as individualidades de cada aluno, respeitando o nível que cada um se encontra e estimulando cada vez mais o desenvolvimento da aprendizagem, usando do interesse de cada para aumentar o repertório de desenvolvimento. Criamos condições físicas, ambientais e materiais para a participação dos mesmo com necessidades especiais na sala de aula, favorecendo os melhores níveis de comunicação e de interação deles com as pessoas com os quais convive na comunidade escolar, favorecer a participação nas atividades escolares, trazendo um ensino prazeroso e de qualidade. |
IMPACTO SOCIAL ESPERADO: Espera-se que os avanços continuem permanentes e que através do trabalho estruturado desenvolvido e aplicado diariamente venha aumentar cada vez mais o repertório de comportamentos adequados. Além, de contribuir para que esses ganhos ajudam e auxiliam na formação de cidadãos funcionais, aptos a realizar atividades de vida diária e vida pratica com menos apoios possíveis. Com isso, trabalhamos para que cada um possa crescer com sua independência e atingir todo o seu potencial. |
ATIVIDADES REALIZADAS: 05/05/2025 - Habilidades acadêmicas e motoras, vida diária e social, dentro da ciência ABA. |
RESULTADOS OBTIDOS: Observando diariamente o desempenho dos alunos, foi constatado que possuem consciência dos valores que estão presentes na sociedade, participação e satisfação dos mesmos nas atividades propostas, melhor qualidade de vida para os atendidos e suas famílias, valorização da afetividade familiar, porém ainda necessitam de ajuda para desenvolver hábitos e atitudes Os comportamentos interferentes têm diminuído com frequência, pois vem sendo trabalhado muito com os manejos de comportamentos dentro da ciência ABA, juntamente com os reforçadores e estratégias que antecedem os comportamentos. |
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES: https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol |
OBSERVAÇÕES GERAIS: As atividades visam promover o desenvolvimento global, a autonomia, a inclusão social e a qualidade de vida dos alunos, considerando suas particularidades, idade, nível de suporte necessário e contexto individual. De modo geral, busca-se estimular habilidades cognitivas, motoras, sensoriais e de linguagem, além de favorecer a aquisição de conteúdos acadêmicos adaptados ao nível de desenvolvimento. Também se prioriza o aprimoramento da comunicação, por meio de formas eficazes, sejam orais, gestuais ou por recursos alternativos e aumentativos, promovendo tanto a compreensão quanto a expressão, verbal ou não verbal. Outro foco importante é o fortalecimento das habilidades sociais e emocionais, incentivando a interação com o outro, a construção de vínculos e o reconhecimento e regulação das emoções. O desenvolvimento da autonomia é estimulado através do ensino de habilidades de vida diária, como higiene, alimentação e organização pessoal, com o objetivo de promover a independência em diferentes contextos, como o lar, a escola e a comunidade. Além disso, busca-se garantir a inclusão escolar e social, promovendo a participação plena em ambientes diversos, superando barreiras e enfrentando o preconceito. Por fim, também são trabalhadas estratégias para a redução de comportamentos desafiadores, identificando suas causas e propondo formas de manejo que favoreçam respostas mais funcionais e adaptativas. |
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 11 de junho de 2025. |
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO: NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação ____________________________________ |
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