ANEXO II

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES - MENSAL


Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol
PROCESSO Nº 003/2025
UNIDADE
Local de Execução do Serviço
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ALVO MÊS / ATIVIDADE 4 / 2025
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MIRASSOL Promover atendimento presencial a educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associado à deficiência Intelectual e/ou múltipla, que neces Alunos que necessitam de apoio substancial ou muito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado à deficiência intelectual e/ou múltipla, qu Programada 4
Executada 4

OBJETIVO DO SERVIÇO:
Desenvolver um ensino acadêmico adaptativo com base no currículo, garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e progredir de acordo com suas capacidades e necessidades individuais. É importante notar que a adaptação não visa “facilitar” o conteúdo, mas sim torná-lo acessível e significativo para o aluno. Proporcionando, uma vida menos dependente, estimulando-o a alcançar um nível máximo de independência, tanto nas atividades de cuidados pessoais, como nos afazeres de sua vida doméstica e social. Por isso, temos que estimular e proporcionar ações que facilitem a transmissão do conhecimento. Para implementar uma atividade pedagógica, por exemplo, é fundamental que os educadores considerem o contexto social e cultural e as necessidades dos alunos.
IMPACTO SOCIAL ESPERADO:
Através do nosso trabalho espera-se que quando é realizado de forma adequada, traz diversos benefícios, como grupos de apoio ou comunidades específicas para pessoas com autismo, onde podemos proporcionar um espaço seguro onde elas se sentem compreendidas e aceitas, permitindo interações mais positivas e enriquecedoras. O impacto social na vida das pessoas com autismo é indiscutivelmente profundo, mas com conscientização, inclusão e apoio adequado, é possível promover uma sociedade mais acolhedora e respeitosa para todos
ATIVIDADES REALIZADAS:

01/04/2025 - Habilidades acadêmicas e motoras, vida diária e social, dentro da ciência ABA.
Profissional Responsável: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
Nº de Usuários Participantes: 7
Atividades acadêmicas através de atividades impressas, realizadas com conteúdo de leitura e escrita de palavras, letras do alfabeto, identificação dos números nos diferentes contextos, identificar visualmente diferentes objetos, reconhecimentos de formas, pareamentos de figuras e palavras, cozinha funcional, psicomotricidade, atividade instrumental de vida diária lúdica e prática, lousa, jardim sensorial, letras móveis, jogos pedagógicos, reconhecimento das vogais, números, explorar texturas, psicomotricidade e pareamento do nome. Projetos: Afro-brasileiro e africano, Autismo, Jardim dos sentidos cores e aulas na comunidade. Fazendo o uso dos seguintes materiais de apoios, recurso tecnológicos/tablete e computadores. No contexto vida diária e social, foram trabalhadas atividades como tem demostrado sus opiniões com clareza e objetividade. Contudo, foi mantido as atividades permanentes e rotineiras como: escovação, banho dirigido e cozinha funcional para manter o processo de desenvolvimento das habilidades funcionais.

RESULTADOS OBTIDOS:
Observando diariamente o desempenho dos alunos, foi constatado que possuem consciência dos valores que estão presentes na sociedade, participação e satisfação dos mesmos nas atividades propostas, melhor qualidade de vida para os atendidos e suas famílias, valorização da afetividade familiar, porém ainda necessitam de ajuda para desenvolver hábitos e atitudes. Os comportamentos interferentes tem diminuído com frequência, pois vem sendo trabalhado muito com os manejos de comportamentos dentro da ciência ABA, juntamente com os reforçadores e estratégias que antecedem os comportamentos, oferecendo modelagens aos alunos de exemplos de como adquirir algo que deseja sem que eu precise fazer o uso de comportamentos interferentes.
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES:
https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Visamos a conscientização da população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. Incentivar o desenvolvimento de interesses ou habilidades especiais que possam ser transformados em oportunidades educacionais ou profissionais, facilitar a formação de redes sociais e grupos de apoio onde pessoas com autismo possam se conectar entre si, promovendo um senso de comunidade. Esses objetivos são essenciais para criar um ambiente mais acolhedor e produtivo, garantindo que tenham as oportunidades necessárias para prosperar em diversas áreas da vida.
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 11 de junho de 2025.
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO:
NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação

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Assinatura e Carimbo


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO































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