ANEXO II

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES - MENSAL


Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol
PROCESSO Nº 003/2024
UNIDADE
Local de Execução do Serviço
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ALVO MÊS / ATIVIDADE 10 / 2024
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MIRASSOL Promover atendimento presencial a educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associado à deficiência Intelectual e/ou múltipla, que necess Alunos que necessitam de apoio substancial ou muito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado à deficiência intelectual e/ou múltipla, que Programada 10
Executada 10

OBJETIVO DO SERVIÇO:
As atividades trabalhadas tem o objetivo de movimentar e fortalecer os músculos para se ter domínio total do corpo, de modo que seja possível as crianças dançarem, pularem e realizar todo tipo de tarefa que se aperfeiçoarão aos poucos, preparar os alunos para uma alfabetização funcional, trabalhando a percepção da escrita, a exploração, a composição de palavras e números. E permitir que eles tenham a construção de uma personalidade saudável, possibilita o desenvolvimento da capacidade de resolver conflitos ao longo da vida, além de ajudar no processo de aprendizagem.
IMPACTO SOCIAL ESPERADO:
Espera-se que os avanços continuem permanentes e que através do trabalho estruturado desenvolvido e aplicado diariamente venha aumentar cada vez mais o repertório de comportamentos adequados e promoção no autocontrole para ajudar o aluno a reconhecer suas emoções e impulsos. Além, de contribuir para que esses ganhos ajudam e auxiliam na formação de cidadãos funcionais, aptos a realizar atividades de vida diária e vida pratica com menos apoios possíveis, promovendo seu desenvolvimento integral e bem-estar.
ATIVIDADES REALIZADAS:

01/10/2024 - Habilidades acadêmicas e motoras, vida diária e sociais, dentro da ciência ABA.
Profissional Responsável: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
Nº de Usuários Participantes: 6
As atividades acadêmicas foram trabalhadas através de atividades impressas e lúdicas, na qual foi trabalhado os projetos: Semana da alegria, parte do corpo e dia/noite. E também foram trabalhadas as atividade de coordenação motora fina, movimento de pinça, paga do lápis, explorar texturas, visão, atenção, concentração, desfile, comemoração ao dia das crianças, jardim sensorial, brinquedos, cabelo maluco, contação de história, pareamento, letras, números, brincadeiras e aulas na comunidade. Fazendo o uso dos seguintes materiais de apoio, tinta guache, pincéis, cotonetes, materiais recicláveis, livros pedagógicos, tecnológicos/tablete e computadores. No contexto vida diária e social, foram trabalhadas atividades permanentes e rotineiras, para auxiliar no desenvolvimento das habilidades funcionais com autonomia, através dessas praticas dirigidas, foi apresentado o lavar as mãos, escovar os dentes, caminhada, ir ao banheiro, banho e almoço dirigido.

RESULTADOS OBTIDOS:
Nota-se, que os alunos vem representando autonomia nas práticas diárias e os comportamentos interferentes tem diminuído com frequência, pois vem sendo trabalhado muito com os manejos de comportamentos dentro da ciência ABA, juntamente com os reforçadores e estratégias que antecedem os comportamentos, oferecendo modelagens aos alunos de exemplos de como adquirir algo que desejo sem que eu precise fazer o uso de comportamentos inadequados. Foram estabelecidas rotinas e apoios visuais que ajudaram nesse processo, fazendo com que os comportamentos sejam distinguidos.
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES:
https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Desenvolver um ensino acadêmico adaptativo com base no currículo, levando em conta a individualidades do aluno, respeitando o nível de aprendizagem que o mesmo se encontra e estimulando cada vez, no intuito de aumentar o repertório de desenvolvimento e habilidades do mesmo. E também poder contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, diminuindo a redução de comportamentos desafiadores, aprimoramento das habilidades acadêmicas e utilizar o manejo de comportamento para incentivar a participação em atividades escolares, promovendo o aprendizado em áreas específicas, como matemática ou leitura, apoio à Inclusão social para facilitar a inclusão da criança em grupos sociais ou atividades comunitárias, ajudando-a a se sentir parte do grupo e a desenvolver relacionamentos significativos e estabelecimento de rotinas para ajudar o estudante a se adaptar a rotinas diárias, o que pode proporcionar segurança e previsibilidade, reduzindo assim a ansiedade e comportamentos desafiadores associados à mudança.
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 12 de novembro de 2024.
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO:
NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação

____________________________________
Assinatura e Carimbo


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO























© 2025 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL

Desenvolvido por PLANAD ®