ANEXO II

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES - MENSAL


Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol
PROCESSO Nº 003/2024
UNIDADE
Local de Execução do Serviço
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ALVO MÊS / ATIVIDADE 8 / 2024
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MIRASSOL Promover atendimento presencial a educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associado à deficiência Intelectual e/ou múltipla, que necess Alunos que necessitam de apoio substancial ou muito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado à deficiência intelectual e/ou múltipla, que Programada 8
Executada 8

OBJETIVO DO SERVIÇO:
Desenvolver um ensino acadêmico adaptativo com base no currículo, indo de encontro com as individualidades de cada aluno, respeitando o nível que cada um se encontra e estimulando cada vez mais o desenvolvimento da aprendizagem, usando do interesse de cada um para aumentar o repertório de desenvolvimento de cada aluno e prever estratégias e procedimentos de ensino que facilitem a participação do educando em todas as etapas do seu desenvolvimento, dentro do contexto ecológico- comunitário.
IMPACTO SOCIAL ESPERADO:
Espera-se que os comportamentos disruptivos e as rigidezes comportamentais sejam progressivamente reduzidos, e que os avanços obtidos por meio do trabalho estruturado e aplicado diariamente se mantenham de forma contínua. Espera-se, também, que esse trabalho contribua para o aumento do repertório de comportamentos adequados, promovendo o desenvolvimento de cidadãos funcionais, capazes de realizar atividades da vida diária e prática com o mínimo de apoio possível. Assim, os ganhos obtidos irão favorecer a autonomia e a inclusão social dos educandos.
ATIVIDADES REALIZADAS:

01/08/2024 - Habilidades acadêmicas, sociais, motoras e habilidades funcionais dentro da ciência ABA.
Profissional Responsável: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
Nº de Usuários Participantes: 6
As atividades acadêmicas foram trabalhadas através de atividades impressas, realizadas com conteúdos de reconhecimentos de percepção visual, auditivas, habilidades manuais, coordenação motora fina, pareamentos de imagens e objetos, reconhecimento das letras do alfabeto, reconhecimento e identificação dos números, leitura e escrita de palavras, reconhecimentos de formas, identificação das cores e pareamentos de figuras. Projetos: alimentação saudável, partes do corpo e vestimenta. Fazendo o uso dos seguintes materiais de apoios, lousa, revista, letras móveis, jogos pedagógicos e recurso tecnológicos/tablet e computadores. No contexto vida diária e social, foram trabalhadas atividades permanentes e rotineiras, como AVDs e AVP, para auxiliar no desenvolvimento das habilidades funcionais, através dessas praticas dirigidas.

RESULTADOS OBTIDOS:
A observação diária do desempenho dos alunos revelou que, com o retorno das férias, os comportamentos disruptivos têm oscilado com frequência. No entanto, as intervenções necessárias já estão sendo implementadas. O foco tem sido no manejo de comportamentos, baseado nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Estão sendo utilizadas estratégias preventivas, reforçadores e técnicas de modelagem, oferecendo aos alunos exemplos claros de como podem adquirir o que desejam sem recorrer a comportamentos inadequados. O objetivo é promover uma aprendizagem funcional e positiva para a regulação do comportamento.
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES:
https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Os objetivos gerais do nosso trabalho visam promover a independência e melhorar a qualidade de vida dos nossos alunos, tanto em casa quanto na escola. Buscamos desenvolver, manter e aprimorar habilidades necessárias para que as crianças consigam se adaptar de forma funcional ao dia a dia e em diferentes ambientes. Além disso, nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento geral das crianças, ajudando-as a aprender novas habilidades que as tornem mais independentes ao longo da vida. Dessa forma, elas adquirem habilidades sociais essenciais e a capacidade de lidar de maneira mais adequada com situações sociais.
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 10 de setembro de 2024.
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO:
NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação

____________________________________
Assinatura e Carimbo


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO
















© 2025 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL

Desenvolvido por PLANAD ®