Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol | ||||
PROCESSO Nº 003/2024 | ||||
UNIDADE Local de Execução do Serviço |
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO | PÚBLICO ALVO | MÊS / ATIVIDADE | 7 / 2024 |
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MIRASSOL | Promover atendimento presencial a educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associado à deficiência Intelectual e/ou múltipla, que necessita | Alunos que necessitam de apoio substancial ou muito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado à deficiência intelectual e/ou múltipla, que n | Programada | 7 |
Executada | 7 |
OBJETIVO DO SERVIÇO: Desenvolver um ensino acadêmico adaptativo com base no currículo, indo de encontro com as individualidades de cada aluno, respeitando o nível que cada um se encontra e estimulando cada vez mais o desenvolvimento da aprendizagem, usando do interesse de cada para aumentar o repertório de desenvolvimento. Formar a construção de valores éticos e morais, impactando positivamente a vida das crianças e de suas famílias dentro e fora do ambiente escolar, através das demais atividades propostas no plano impactar de forma favorável a qualidade de vida dos alunos e de suas famílias. Também trabalhamos para motivar e capacitar a autonomia dos alunos, promover bons hábitos de higiene, estimular a socialização e interação social, habilidades motoras e sensoriais, treinar habilidades como: Tomada de decisão, estratégia, coordenação visomotora, agilidade, noção espacial, concentração, atenção e resgatar brincadeiras diminuindo a ansiedade e o tempo das crianças nas telas. |
IMPACTO SOCIAL ESPERADO: Espera-se que os avanços continuem permanentes e que através do trabalho estruturado desenvolvido e aplicado diariamente venha aumentar cada vez mais o repertório de comportamentos adequados e dar continuidade no trabalho desenvolvido até o presente momento, diminuir os comportamentos inadequados das crianças através das atividades propostas, impactar de forma positiva na vida dos familiares e cuidadores, desenvolver habilidades nos educandos para uma vida com mais autonomia. É importante considerar as necessidades e metas específicas de cada pessoa que está sendo assistida, incluindo melhorar a saúde mental, aumentar a autoestima, desenvolver habilidades de enfrentamento, promover a autonomia e a independência, entre outros. |
ATIVIDADES REALIZADAS: 01/07/2024 - Habilidades acadêmicas e motoras, vida diária e social, dentro da ciência ABA. |
RESULTADOS OBTIDOS: Observando diariamente o desempenho dos alunos, foi constatado que possuem consciência dos valores que estão presentes na sociedade, participação e satisfação dos mesmos nas atividades propostas, melhor qualidade de vida para os atendidos e suas famílias, valorização da afetividade familiar, porém ainda necessitam de ajuda para desenvolver hábitos e atitudes. Os comportamentos disruptivos (comportamentos inadequados) tem diminuído com frequência, pois vem sendo trabalhado muito com os manejos de comportamentos dentro da ciência ABA, juntamente com os reforçadores e estratégias que antecedem os comportamentos, oferecendo modelagens aos alunos de exemplos de como adquirir algo que deseja sem que eu precise fazer o uso de comportamentos inadequados. |
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES: https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol |
OBSERVAÇÕES GERAIS: Ampliar o comportamento e aumentar a autonomia das crianças, a fim de melhorar a interação familiar, social, aprimorar o desenvolvimento das atividades do dia a dia e reforçar as ações ligadas ao cotidiano e descrever as características do transtorno do espectro autista; analisar como a comunidade escolar está sendo preparada para inclusão do aluno autista e verificar as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar para contribuir com o desenvolvimento dos alunos. Desenvolver estratégias de regulação emocional ensinar habilidades de autorregulação emocional para que a pessoa consiga lidar de forma mais adequada com suas emoções e frustrações. Promover alternativas saudáveis oferecer opções de comportamentos alternativos e mais adaptativos para substituir os comportamentos inadequados. |
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 18 de julho de 2024. |
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO: NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação ____________________________________ |
© 2025 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL
Desenvolvido por PLANAD ®