ANEXO II

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES - MENSAL


Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol
PROCESSO Nº 003/2024
UNIDADE
Local de Execução do Serviço
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ALVO MÊS / ATIVIDADE 6 / 2024
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MIRASSOL Promover atendimento presencial a educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associado à deficiência Intelectual e/ou múltipla, que necessita Alunos que necessitam de apoio substancial ou muito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado à deficiência intelectual e/ou múltipla, que n Programada 6
Executada 6

OBJETIVO DO SERVIÇO:
Desenvolver um ensino acadêmico adaptativo com base no currículo, indo de encontro com as individualidades de cada aluno, é uma abordagem educacional muito importante que visa ensinar habilidades práticas e funcionais que são essenciais para a vida diária e para a independência do aluno. O objetivo é preparar os alunos para lidar com situações do cotidiano, desenvolvendo habilidades que serão úteis em diversas áreas da vida, como em casa, na comunidade e no trabalho. Ao implementar o currículo funcional, os educadores focam em ensinar habilidades como comunicação básica, habilidades sociais, habilidades de autocuidado, habilidades domésticas simples, habilidades de trabalho e habilidades de locomoção. Essas habilidades são fundamentais para promover a autonomia e a inclusão dos alunos na sociedade. É importante adaptar às necessidades individuais de cada aluno, levando em consideração suas habilidades, interesses e metas pessoais. Dessa forma, é possível oferecer um ensino mais significativo e relevante para o desenvolvimento global dos alunos.
IMPACTO SOCIAL ESPERADO:
Espera-se que os avanços continuem permanentes e que através do trabalho estruturado desenvolvido e aplicado diariamente venha aumentar cada vez mais o repertório de comportamentos adequados. Portanto, estamos trabalhando para preparar os alunos para serem mais independentes e participativos na sociedade, para desenvolver habilidades práticas e funcionais, se tornam mais capazes de cuidar de si mesmos, de se comunicar efetivamente, de interagir socialmente e de desempenhar tarefas básicas do dia a dia. O nosso trabalho não apenas beneficia individualmente os alunos, mas também contribui para uma sociedade mais inclusiva, diversificada e acolhedora.
ATIVIDADES REALIZADAS:

03/06/2024 - Habilidades acadêmicas, sociais, motoras e hablidades funcionais dentro da ciência ABA.
Profissional Responsável: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
Nº de Usuários Participantes: 6
As atividades acadêmicas foram trabalhadas através de tarefas impressas, realizadas com conteúdos de reconhecimentos de percepção visual, auditivas, habilidades manuais, coordenação motora fina, pareamentos de imagens, pareamento de objetos, reconhecimento das letras do alfabeto, reconhecimento e identificação dos números, leitura e escrita de palavras, reconhecimentos de formas, identificação das cores e pareamentos de figuras, atenção, concentração, criatividade, imaginação, percepção auditiva, visual e tátil, rotinas, caminhada, café da manhã dirigido, almoço dirigido, atividades de vida diária e prática, banho dirigido, projeto meio ambiente, coordenação motora fina, pareamento de imagens e palavras, reconhecer e identificar o meio ambiente, explorar diferentes materiais e texturas, reconhecer e identificar as cores da coleta seletiva, reconhecer novos alimentos, receita funcional e cozinha funcional. Fazendo o uso dos seguintes materiais de apoios, lousa, revista, letras móveis, jogos pedagógicos e recurso tecnológicos como celulares e computadores. No contexto vida diária e social, foram trabalhadas atividades permanentes e rotineiras, como AVDs e AVP, para auxiliar no desenvolvimento das habilidades funcionais, através dessas práticas dirigidas, foram realizadas as aulas na comunidade, que tem objetivo de trabalhar a socialização, autonomia e interação social.

RESULTADOS OBTIDOS:
Com base nas atividades realizadas nesse mês foi possivel observar que os comportamentos disruptivos (comportamentos inadequados) tem diminuído com frequência, pois vem sendo trabalhado muito com os manejos de comportamentos dentro da ciência ABA, juntamente com os reforçadores e estratégias que antecedem os comportamentos, oferecendo modelagens aos alunos de exemplos de como adquirir algo que desejo sem que eu precise fazer o uso de comportamentos inadequados. Neste semestre, podemos observar que nossos alunos tiveram uma grande evolução na socialização, interação com os demais, apresentaram uma atenção e consentação melhor nas atividades, ondem demostram interessem em realiza-las.
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES:
https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Proporcionar o desenvolvimento das crianças facilitando a comunicação, ajudando-o a expressar suas necessidades, desejos, pensamentos, sentimentos de forma mais eficaz, estimular o desenvolvimento da linguagem no aluno, seja por meio de imagens, palavras ou frases pré-programadas. Partindo disso, torna mais independente em diversas situações do cotidiano, podendo tomar decisões, expressar suas preferências, reduzir comportamentos desafiadores relacionados à frustração por não ser compreendido ou por não conseguir expressar suas necessidades. É importante definir objetivos específicos e individualizados para cada aluno, levando em consideração suas habilidades atuais, necessidades e metas pessoais.
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 18 de julho de 2024.
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO:
NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação

____________________________________
Assinatura e Carimbo


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO



























© 2025 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL

Desenvolvido por PLANAD ®