Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol | ||||
PROCESSO Nº 002/2024 | ||||
UNIDADE Local de Execução do Serviço |
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO | PÚBLICO ALVO | MÊS / ATIVIDADE | 3 / 2024 |
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MIRASSOL | Programa Trabalho, Emprego e Renda (Oficinas Profis.) Programa Sócio Educacional (Atividades Sócioeducacionais) | ALUNOS com deficiência intelectual e múltipla (deficiência intelectual associada à outra deficiência) e/ou transtorno global do desenvolvimento associ | Programada | 3 |
Executada | 3 |
OBJETIVO DO SERVIÇO: Propiciar impactos sociais significativos, tanto para os alunos atendidos quanto para a comunidade escolar como um todo. Promover a integração entre os conteúdos curriculares e a realidade dos alunos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Estimular a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a interdisciplinaridade e a resolução de problemas do cotidiano. Além disso, incentivar a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos alunos em seu processo de aprendizado. Desenvolver a autonomia e independência das pessoas em relação às tarefas cotidianas, tais como se vestir, se alimentar, tomar banho, cuidar da higiene pessoal, entre outras. Promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais necessárias para a vida adulta. Participar de a definição dos temas serem trabalhados no cronograma escolar, proporcionando momentos de socialização e interação social com as demais turmas dentro do conceito pedagógico e humanizado. Promover práticas inclusivas na sociedade têm como objetivo principal promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, garantindo que todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência, tenham acesso pleno aos mesmos direitos e participem ativamente em todos os aspectos da vida social. Proporcionar o aprimoramento profissional, o desenvolvimento de habilidades específicas e a atualização em relação às melhores práticas educacionais para atender às necessidades dos alunos, pacientes e usuários. Desenvolver prática que permite desenvolvimento continuo dos colaboradores. Desenvolver um ensino acadêmico adaptativo, com base no currículo. Oferecendo suporte aos alunos, usuários e famílias, no enfrentamento de suas dificuldades diárias. Permitem que os alunos, usuários e pacientes da instituição, vivenciem na prática a importância de ajudar o próximo e se engajem em projetos que visam melhorar a qualidade de vida de outras pessoas e comunidades. Isso fortalece o senso de comunidade e pertencimento, além de estimular a reflexão sobre questões sociais. |
IMPACTO SOCIAL ESPERADO: Através dos trabalhos oferecidos dentro do mês de março, espera-se que os avanços continuem contribuindo, promovendo a inclusão e valorização da diversidade ao alcançar suas metas, contribui para a construção de um ambiente inclusivo, onde a diversidade é valorizada e respeitada. Empoderamento dos alunos, atingindo metas que visam o desenvolvimento integral dos alunos com deficiência, a escola promove o empoderamento dos alunos, usuários e pacientes, capacitando-os para alcançar seu potencial máximo e participar ativamente na sociedade. Além, de contribuir para ganhos que auxiliam na estruturação familiar. Mudanças positivas que auxiliam desafios sociais. Auxiliar positivamente nos relacionamentos interpessoais e na convivência comunitária. Aprimorar e conscientizar competências, técnicas significativas. Além, de contribuir para que esses ganhos ajudam e auxiliam na formação de cidadãos funcionais, aptos a realizar atividades de vida diária e vida pratica com menos apoios possíveis. |
ATIVIDADES REALIZADAS: 01/03/2024 - Habilidades acadêmicas, motoras, vida diária e sociais. |
RESULTADOS OBTIDOS: Com base nas observações diárias, foi possível constatar resultados no fortalecimento das relações interpessoais entre os alunos com deficiência e seus colegas, professores e demais membros da comunidade escolar, criando um ambiente mais acolhedor e colaborativo. Um maior nível de autonomia e independência para os alunos, capacitando-os para realizar tarefas cotidianas e participar ativamente em diferentes contextos. Melhoria no desempenho acadêmico, uma vez que os estudantes tiveram acesso a um ensino mais adequado às suas características e capacidades. Esses resultados demonstram o impacto positivo que os projetos pedagógicos, atividades adaptadas e a promoção da inclusão social causaram no mês de março. |
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES: https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol |
OBSERVAÇÕES GERAIS: Promover o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos com deficiência, visando seu crescimento integral e aquisição de habilidades para a vida. Fomentar a inclusão social dos alunos com deficiência, proporcionando oportunidades para que participem ativamente da comunidade escolar e desenvolvam habilidades para interagir em diferentes contextos sociais. Oferecer suporte e orientação às famílias dos alunos com deficiência, visando fortalecer o vínculo entre escola e família, além de fornecer recursos para o desenvolvimento e bem-estar dos alunos, usuários e pacientes em todos ambientes em casa. Intervir nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, buscando estratégias pedagógicas e terapêuticas que atendam às suas necessidades específicas. Capacitações para a equipe escolar, visando atualização constante, troca de experiências e aprimoramento das práticas educativas e de atendimento aos alunos com deficiência. Desenvolver atividades de vida diária que promovam a autonomia e independência dos alunos, capacitando-os para realizar tarefas cotidianas e participar ativamente em diferentes contextos. Esses objetivos refletem o compromisso da escola de ensino especial em oferecer um ambiente educacional inclusivo, acolhedor e enriquecedor para os alunos, usuários e pacientes, bem como em fornecer suporte abrangente às famílias e à equipe escolar. |
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 24 de abril de 2024. |
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO: NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação ____________________________________ |
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