ANEXO II

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES - MENSAL


Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol
PROCESSO Nº 002/2023
UNIDADE
Local de Execução do Serviço
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ALVO MÊS / ATIVIDADE 10 / 2023
Associação de Pais e e Amigos dos Excepcionais de Mirassol Programa Trabalho, Emprego e Renda (Oficinas Profis.) Programa Sócio Educacional (Atividades Sócioeducacionais).) ALUNOS com deficiência intelectual e múltipla (deficiência intelectual associada à outra deficiência) e/ou transtorno global do desenvolvimento associ Programada 10
Executada 10

OBJETIVO DO SERVIÇO:
Dentro de uma escola de educação especial, os objetivos das atividades desenvolvidas são adaptados às necessidades individuais dos alunos e usuários, seguindo as normas do currículo funcional e do Plano de Ensino Individualizado (PEI). Esses objetivos podem incluir metas específicas de aprendizado acadêmico, desenvolvimento de habilidades sociais, comunicação e autonomia, levando em consideração as características e desafios únicos de cada aluno. O foco é proporcionar uma educação inclusiva e personalizada, visando o progresso e a participação plena dos estudantes no ambiente escolar.
IMPACTO SOCIAL ESPERADO:
O impacto social esperado através de atividades desenvolvidas em uma escola de educação especial, alinhadas com as normas do Currículo Funcional e do Plano de Ensino Individualizado (PEI), é significativo. Essas práticas visam promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos e usuários com necessidades especiais, contribuindo para uma sociedade mais justa e diversificada. Inclusão Social: As atividades adaptadas auxiliam na integração dos alunos em ambientes educacionais e sociais, promovendo interações positivas e diminuindo estigmas associados às diferenças. Desenvolvimento de Habilidades: O enfoque personalizado do PEI permite o desenvolvimento específico de habilidades acadêmicas, sociais e práticas, capacitando os alunos para uma participação mais ativa na comunidade. Autonomia e Empoderamento: Ao adaptar as atividades de acordo com as necessidades individuais, o PEI busca fortalecer a autonomia dos alunos, capacitando-os a tomar decisões e agir de maneira independente. Aceitação da Diversidade: A implementação de práticas inclusivas na escola especial contribui para a construção de uma cultura que valoriza e celebra a diversidade, promovendo uma compreensão mais ampla e positiva das diferenças. Preparação para a Vida Adulta: O currículo funcional e o PEI podem incluir atividades que preparam os alunos para a transição para a vida adulta, capacitando-os para o emprego, a vida independente e a participação plena na sociedade. Em resumo, as atividades alinhadas com essas normas não apenas beneficiam os alunos individualmente, mas também têm um impacto positivo na comunidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente.
ATIVIDADES REALIZADAS:

02/10/2023 - Conjunto de Habilidades Conceituais (relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicaç
Profissional Responsável: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
Nº de Usuários Participantes: 29
• Roda de conversa: Respeito/Amizade/Comportamento/ Escuta/ Toca de Informações/ Diálogo; • Projeto Leitura, Projeto OBA 10 (Voz e Leitura Funcional), Projeto Autodefensoria, Projeto Leitura, Projeto Jardim Sensorial, Semana da Alegria; • Aulas na Comunidade: Apresentação de Teatro na Cidade de Ruilândia na escola Maria Aparecida Panza De Amgeli com Caixa Mágica, Aula com inclusão com os alunos. realizada na Creche EMEI Maria Luiza Domarco. Atividade Cultural: Cinema no Shopping – Filme Patrulha Canina. • Psicomotricidade; • Motricidade; • Esporte; • Treinamento; • Atividades Lúdicas: jogos pedagógicos; • Estimulação Sensorial: Tato, Visão Audição, Paladar, Motor e Propriocepção Vestibular; • Cuidados de Higiene Pessoal; • Cuidados Pessoais; • Atividades Práticas; Horta, jardinagem e Lava –Carro; • Confecção de tapete de Esmirna; • Confecção de tapete em juta, utilizando tiras de tecidos; • Confecção de tapete em tear, utilizando tecido de malha; • Confecção de guardanapos bordados em ponto atrás; • Confecção de bordados em toalha de mesa em ponto cruz; • Confecção de cestaria; • Montagem de pulseiras e colares; • Explorando o computador e suas funções: função do mouse, função do teclado; • Atividades Pedagógicas; • Apresentação do Teatro CAIXA MALUCA. • Atividade com Nutricionista sobre pirâmide Alimentar, com utilização de recurso tecnológico (tablet)

RESULTADOS OBTIDOS:
Os resultados obtidos na escola de educação especial durante o mês de outubro de 2023, com atividades alinhadas ao currículo funcional e plano de ensino individualizado, variam de acordo com as metas estabelecidas para cada aluno e usuário. Os resultados incluem: Avanço Acadêmico:Alunos demonstraram progresso em habilidades acadêmicas específicas adaptadas às suas necessidades, como leitura, escrita, matemática, entre outras, evidenciando um desenvolvimento educacional. Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Melhoria nas interações sociais, comunicação e participação em atividades de grupo, refletindo o sucesso das estratégias do PEI em promover habilidades sociais e emocionais. Autonomia: Alunos e usuários apresentaram maior autonomia ao realizar tarefas diárias, indicando o impacto positivo das atividades adaptadas na promoção da independência e autossuficiência. Engajamento e Participação: Aumento no engajamento dos alunos nas atividades educacionais, demonstrando que o currículo funcional e o PEI estão sendo eficazes em manter o interesse e a participação ativa dos estudantes. Feedback Positivo: Observação de feedback positivo por parte dos alunos, pais e professores, indicando satisfação com os resultados obtidos e reconhecimento dos benefícios das práticas educacionais adaptadas. Preparação para Transição: Se a escola foca na preparação para a vida adulta, os resultados podem incluir avanços na aquisição de habilidades práticas necessárias para a transição bem-sucedida para a vida pós-escolar. É importante ressaltar que os resultados podem variar entre os alunos, uma vez que o currículo funcional e o PEI são projetados para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. Avaliações regulares e ajustes contínuos no plano de ensino são fundamentais para garantir o progresso constante.
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES:
https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Em outubro na Escola de Educação Especial APAE, as atividades foram direcionadas conforme as normas do Currículo Funcional e PEI (Plano de Ensino Individualizado). Destacam-se ações personalizadas para atender às necessidades específicas dos alunos: Adaptações Curriculares: Implementação de adaptações curriculares, garantindo que o conteúdo seja acessível e adequado para cada aluno, promovendo assim um aprendizado mais inclusivo. Desenvolvimento de Habilidades Funcionais: Foco no desenvolvimento de habilidades práticas e funcionais, alinhadas aos objetivos individuais de cada aluno, visando promover autonomia e preparação para a vida cotidiana. Integração Social: Atividades destinadas a promover a integração social, estimulando interações positivas entre os alunos e fomentando um ambiente inclusivo e acolhedor. Avaliação Contínua: Realização de avaliações contínuas para monitorar o progresso individual de cada aluno, adaptando estratégias conforme necessário para otimizar o aprendizado. Estímulo à Comunicação: Implementação de práticas que visam estimular a comunicação, considerando as necessidades específicas de cada aluno, seja por meio de linguagem oral, gestual, ou outras formas adaptativas. Atividades Lúdicas e Motivacionais: Integração de atividades lúdicas e motivacionais no processo educativo, visando manter o interesse dos alunos e proporcionar um ambiente de aprendizado positivo. Essas atividades, em conformidade com as normas do Currículo Funcional e o PEI, refletem um compromisso com a personalização do ensino, reconhecendo as características individuais de cada aluno na Escola de Educação Especial APAE durante o mês de outubro do ano de 2023.
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 21 de novembro de 2023.
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO:
NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação

____________________________________
Assinatura e Carimbo


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO


















© 2025 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL

Desenvolvido por PLANAD ®