Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol | ||||
PROCESSO Nº 002/2023 | ||||
UNIDADE Local de Execução do Serviço |
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO | PÚBLICO ALVO | MÊS / ATIVIDADE | 10 / 2023 |
Associação de Pais e e Amigos dos Excepcionais de Mirassol | Programa Trabalho, Emprego e Renda (Oficinas Profis.) Programa Sócio Educacional (Atividades Sócioeducacionais).) | ALUNOS com deficiência intelectual e múltipla (deficiência intelectual associada à outra deficiência) e/ou transtorno global do desenvolvimento associ | Programada | 10 |
Executada | 10 |
OBJETIVO DO SERVIÇO: Dentro de uma escola de educação especial, os objetivos das atividades desenvolvidas são adaptados às necessidades individuais dos alunos e usuários, seguindo as normas do currículo funcional e do Plano de Ensino Individualizado (PEI). Esses objetivos podem incluir metas específicas de aprendizado acadêmico, desenvolvimento de habilidades sociais, comunicação e autonomia, levando em consideração as características e desafios únicos de cada aluno. O foco é proporcionar uma educação inclusiva e personalizada, visando o progresso e a participação plena dos estudantes no ambiente escolar. |
IMPACTO SOCIAL ESPERADO: O impacto social esperado através de atividades desenvolvidas em uma escola de educação especial, alinhadas com as normas do Currículo Funcional e do Plano de Ensino Individualizado (PEI), é significativo. Essas práticas visam promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos e usuários com necessidades especiais, contribuindo para uma sociedade mais justa e diversificada. Inclusão Social: As atividades adaptadas auxiliam na integração dos alunos em ambientes educacionais e sociais, promovendo interações positivas e diminuindo estigmas associados às diferenças. Desenvolvimento de Habilidades: O enfoque personalizado do PEI permite o desenvolvimento específico de habilidades acadêmicas, sociais e práticas, capacitando os alunos para uma participação mais ativa na comunidade. Autonomia e Empoderamento: Ao adaptar as atividades de acordo com as necessidades individuais, o PEI busca fortalecer a autonomia dos alunos, capacitando-os a tomar decisões e agir de maneira independente. Aceitação da Diversidade: A implementação de práticas inclusivas na escola especial contribui para a construção de uma cultura que valoriza e celebra a diversidade, promovendo uma compreensão mais ampla e positiva das diferenças. Preparação para a Vida Adulta: O currículo funcional e o PEI podem incluir atividades que preparam os alunos para a transição para a vida adulta, capacitando-os para o emprego, a vida independente e a participação plena na sociedade. Em resumo, as atividades alinhadas com essas normas não apenas beneficiam os alunos individualmente, mas também têm um impacto positivo na comunidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente. |
ATIVIDADES REALIZADAS: 02/10/2023 - Conjunto de Habilidades Conceituais (relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicaç |
RESULTADOS OBTIDOS: Os resultados obtidos na escola de educação especial durante o mês de outubro de 2023, com atividades alinhadas ao currículo funcional e plano de ensino individualizado, variam de acordo com as metas estabelecidas para cada aluno e usuário. Os resultados incluem: Avanço Acadêmico:Alunos demonstraram progresso em habilidades acadêmicas específicas adaptadas às suas necessidades, como leitura, escrita, matemática, entre outras, evidenciando um desenvolvimento educacional. Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Melhoria nas interações sociais, comunicação e participação em atividades de grupo, refletindo o sucesso das estratégias do PEI em promover habilidades sociais e emocionais. Autonomia: Alunos e usuários apresentaram maior autonomia ao realizar tarefas diárias, indicando o impacto positivo das atividades adaptadas na promoção da independência e autossuficiência. Engajamento e Participação: Aumento no engajamento dos alunos nas atividades educacionais, demonstrando que o currículo funcional e o PEI estão sendo eficazes em manter o interesse e a participação ativa dos estudantes. Feedback Positivo: Observação de feedback positivo por parte dos alunos, pais e professores, indicando satisfação com os resultados obtidos e reconhecimento dos benefícios das práticas educacionais adaptadas. Preparação para Transição: Se a escola foca na preparação para a vida adulta, os resultados podem incluir avanços na aquisição de habilidades práticas necessárias para a transição bem-sucedida para a vida pós-escolar. É importante ressaltar que os resultados podem variar entre os alunos, uma vez que o currículo funcional e o PEI são projetados para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. Avaliações regulares e ajustes contínuos no plano de ensino são fundamentais para garantir o progresso constante. |
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES: https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol |
OBSERVAÇÕES GERAIS: Em outubro na Escola de Educação Especial APAE, as atividades foram direcionadas conforme as normas do Currículo Funcional e PEI (Plano de Ensino Individualizado). Destacam-se ações personalizadas para atender às necessidades específicas dos alunos: Adaptações Curriculares: Implementação de adaptações curriculares, garantindo que o conteúdo seja acessível e adequado para cada aluno, promovendo assim um aprendizado mais inclusivo. Desenvolvimento de Habilidades Funcionais: Foco no desenvolvimento de habilidades práticas e funcionais, alinhadas aos objetivos individuais de cada aluno, visando promover autonomia e preparação para a vida cotidiana. Integração Social: Atividades destinadas a promover a integração social, estimulando interações positivas entre os alunos e fomentando um ambiente inclusivo e acolhedor. Avaliação Contínua: Realização de avaliações contínuas para monitorar o progresso individual de cada aluno, adaptando estratégias conforme necessário para otimizar o aprendizado. Estímulo à Comunicação: Implementação de práticas que visam estimular a comunicação, considerando as necessidades específicas de cada aluno, seja por meio de linguagem oral, gestual, ou outras formas adaptativas. Atividades Lúdicas e Motivacionais: Integração de atividades lúdicas e motivacionais no processo educativo, visando manter o interesse dos alunos e proporcionar um ambiente de aprendizado positivo. Essas atividades, em conformidade com as normas do Currículo Funcional e o PEI, refletem um compromisso com a personalização do ensino, reconhecendo as características individuais de cada aluno na Escola de Educação Especial APAE durante o mês de outubro do ano de 2023. |
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 21 de novembro de 2023. |
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO: NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação ____________________________________ |
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