ANEXO II

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES - MENSAL


Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol
PROCESSO Nº 003/2023
UNIDADE
Local de Execução do Serviço
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ALVO MÊS / ATIVIDADE 7 / 2023
APAE - Mirassol Promover atendimento presencial a educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associado à deficiência Intelectual e/ou múltipla, que necessita Alunos que necessitam de apoio substancial ou muito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado à deficiência intelectual e/ou múltipla, que n Programada 7
Executada 7

OBJETIVO DO SERVIÇO:
Desenvolver um ensino acadêmico adaptativo com base no currículo, indo de encontro com as individualidades de cada aluno, respeitando o nível que cada um se encontra e estimulando cada vez mais o desenvolvimento da aprendizagem, usando do interesse de cada para aumentar o repertório de desenvolvimento. Formar a construção de valores éticos e morais, impactando positivamente a vida das crianças e de suas famílias dentro e fora do ambiente escolar, através das demais atividades propostas no plano impactar de forma favorável a qualidade de vida dos alunos e de suas famílias. Também trabalhamos para motivar e capacitar a autonomia dos alunos, promover bons hábitos de higiene, estimular a socialização e interação social, habilidades motoras e sensoriais, treinar habilidades como: Tomada de decisão, estratégia, coordenação viso motora, agilidade, noção espacial, concentração, atenção e resgatar brincadeiras diminuindo a ansiedade e o tempo das crianças nas telas.
IMPACTO SOCIAL ESPERADO:
: Espera-se que os avanços continuem permanentes e que através do trabalho estruturado desenvolvido e aplicado diariamente venha aumentar cada vez mais o repertório de comportamentos adequados e dar continuidade no trabalho desenvolvido até o presente momento, diminuir os comportamentos inadequados das crianças através das atividades propostas, impactar de forma positiva na vida dos familiares e cuidadores, desenvolver habilidades nos educandos para uma vida com mais autonomia.
ATIVIDADES REALIZADAS:

01/07/2023 - Habilidades acadêmicas, sociais, motoras e hablidades funcionais dentro da ciência ABA.
Profissional Responsável: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
Nº de Usuários Participantes: 5
As atividades acadêmicas foram trabalhadas através de tarefas impressas, realizadas com conteúdos de reconhecimentos de percepção visual, auditivas, habilidades manuais, coordenação motora fina, pareamentos de imagens, pareamento de objetos, reconhecimento das letras do alfabeto, reconhecimento e identificação dos números, leitura e escrita de palavras, reconhecimentos de formas, identificação das cores e pareamentos de figuras, atenção e concentração, criatividade e imaginação, percepção auditiva, visual e tátil, rotinas, caminhada, café da manhã dirigido, almoço dirigido, atividades de vida diária e prática, banho dirigido, projeto meio ambiente, coordenação motora fina, pareamento de imagens e palavras, reconhecer e identificar o meio ambiente, explorar diferentes materiais e texturas, reconhecer e identificar as cores da coleta seletiva, reconhecer novos alimentos, reconhecer e identificar os elementos juninos, interação e socialização. Fazendo o uso dos seguintes materiais de apoios, lousa, revistas, letras móveis, jogos pedagógicos e recursos tecnológicos tablet e computadores. No contexto vida diária e social, foram trabalhadas atividades permanentes e rotineiras, como AVDs e AVP, para auxiliar no desenvolvimento das habilidades funcionais, através dessas práticas dirigidas, foram realizadas as aulas na comunidade, que tem objetivo de trabalhar a socialização, autonomia e interação social.


01/07/2023 - Habilidades acadêmicas e motoras, vida diária e social, dentro da ciência ABA.
Profissional Responsável: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
Nº de Usuários Participantes: 28
Atividades acadêmicas através de atividades impressas, realizadas com conteúdo de leitura e escrita de palavras, letras do alfabeto, identificação dos números nos diferentes contextos, identificar visualmente diferentes objetos, reconhecimentos de formas, pareamentos de figuras e palavras, cozinha funcional, rotinas, caminhada, café da manhã dirigido, almoço dirigido, atividades de vida diária e prática, banho dirigido, brincadeiras juninas, festa julina, colônia de férias entre os atendimentos da saúde, atividades lúdicas: soltar pipa, pintura com tinta relevo, filme: patrulha canina, jogos de encaixe e dia do brinquedo, acolhimento no retorno das férias de julho, teatro de fantoches, jogos pedagógicos educativos, projeto resgatando brincadeiras antigas e atividades psicomotoras. No contexto vida diária e social, foram trabalhadas atividades como tem demostrado sus opiniões com clareza e objetividade. Contudo, foi mantido as atividades permanentes e rotineiras, para manter o processo de desenvolvimento das habilidades funcionais.

RESULTADOS OBTIDOS:
Observando diariamente o desempenho dos alunos, foi constatado que possuem consciência dos valores que estão presentes na sociedade, participação e satisfação dos mesmos nas atividades propostas, melhor qualidade de vida para os atendidos e suas famílias, valorização da afetividade familiar, porém ainda necessitam de ajuda para desenvolver hábitos e atitudes. Os comportamentos disruptivos (comportamentos inadequados) tem diminuído com frequência, pois vem sendo trabalhado muito com os manejos de comportamentos dentro da ciência ABA, juntamente com os reforçadores e estratégias que antecedem os comportamentos, oferecendo modelagens aos alunos de exemplos de como adquirir algo que deseja sem que eu precise fazer o uso de comportamentos inadequados.
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES:
https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Ampliar o comportamento e aumentar a autonomia das crianças, a fim de melhorar a interação familiar, social, aprimorar o desenvolvimento das atividades do dia a dia e reforçar as ações ligadas ao cotidiano e descrever as características do transtorno do espectro autista; analisar como a comunidade escolar está sendo preparada para inclusão do aluno autista e verificar as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar para contribuir com o desenvolvimento dos alunos. No Plano de Trabalho consta o pagamento de 1( uma) monitora para acompanhar, auxiliat e apoiar as atividades e treinos desenvolvidos com os alunos.
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 05 de setembro de 2023.
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO:
NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação

____________________________________
Assinatura e Carimbo


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO






© 2025 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL

Desenvolvido por PLANAD ®