ANEXO II

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES - MENSAL


Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol
PROCESSO Nº 003/2023
UNIDADE
Local de Execução do Serviço
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ALVO MÊS / ATIVIDADE 3 / 2023
APAE Mirassol Promover atendimento presencial a educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associado à deficiência Intelectual e/ou múltipla, que necessita Alunos que necessitam de apoio substancial ou muito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado à deficiência intelectual e/ou múltipla, que n Programada 3
Executada 3

OBJETIVO DO SERVIÇO:
• Desenvolver um ensino acadêmico adaptativo com base no currículo, indo de encontro com as individualidades de cada aluno, respeitando o nível que cada um se encontra e estimulando cada vez mais o desenvolvimento da aprendizagem, usando do interesse de cada um para aumentar o repertório de desenvolvimento de cada aluno.
IMPACTO SOCIAL ESPERADO:
• Espera-se que os avanços continuem permanentes e que através do trabalho estruturado desenvolvido e aplicado diariamente venha aumentar cada vez mais o repertório de comportamentos adequados. Além, de contribuir para que esses ganhos ajudam e auxiliam na formação de cidadãos funcionais, aptos a realizar atividades de vida diária e vida pratica com menos apoios possíveis.
ATIVIDADES REALIZADAS:

01/03/2023 - Habilidades acadêmicas e motoras, vida diária e sociais, dentro da ciência ABA.
Profissional Responsável: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR
Nº de Usuários Participantes: 30
• Projeto alimentação saudável com apoio da Nutricionista, rotina, caminhada, café da manhã dirigido, almoço dirigido, atividades de vida diária e prática na cozinha funcional, tinta caseira, jogo acerte o alvo, oficina sensorial, aula na comunidade, dia da mulher, pintura abstrata, banho dirigido, caminhada direcionada a segurança do pedestre, desafio lúdico, arte com argila, jardinagem, letras do alfabeto, reconhecimento e identificação dos números, leitura e escrita de palavras, reconhecimentos de formas, identificação das cores e pareamentos de figuras. .Trabalho parental ( apoio e orientação familiar) .Consulta do Neurologista para alunos e famílias, para ganhos de habilidades sociais e diminuição de comportamentos disruptivos.

RESULTADOS OBTIDOS:
• Notasse, que os comportamentos disruptivos (comportamentos inadequados) tem diminuído com frequência, pois vem sendo trabalhado muito com os manejos de comportamentos dentro da ciência ABA, juntamente com os reforçadores e estratégias que antecedem os comportamentos, oferecendo modelagens aos alunos de exemplos de como adquirir algo que desejo sem que eu precise fazer o uso de comportamentos inadequados.
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES:
https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol
OBSERVAÇÕES GERAIS:
• : Promover para os alunos interação social, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Aprimorar a comunicação alternativa, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e imagens, garantir autonomia e independência para os alunos. * Atividades pedagógicas com atividades permanentes, lúdicas e adaptadas para facilitar o desenvolvimento dos alunos para uma qualidade de vida melhor. De acordo com a ABA, o trabalho com a criança com autismo deve ser planejado com base em alguns conceitos essenciais focados na aprendizagem sem erros, pois assim são diminuídas as chances de haver atrasos no desenvolvimento da criança, a desmotivação do indivíduo (o que poderia ocorrer com aprendizagem baseada na tentativa e erro), a desistência e a emissão de comportamentos disruptivos. Além de planejar o ensino de comportamentos ou conteúdos curriculares em pequenos passos e fragmentar as tarefas, o trabalho com a ABA leva em conta o que existe e é possível de ser visto manuseado (concreto) para os casos mais severos de autismo. Outros dois conceitos essenciais: dicas (para que a criança consiga emitir o comportamento correto) e feedbacks imediatos (para mantê-la motivada, engajada, e volte a fazer novamente, queria aprender).
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 28 de abril de 2023.
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO:
NOME COMPLETO: Dulce Theresa Orsi Amendola
FUNÇÃO: Presidente

____________________________________
Assinatura e Carimbo


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO













© 2025 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL

Desenvolvido por PLANAD ®