Responsável pela Execução: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirassol | ||||
PROCESSO Nº 002/2023 | ||||
UNIDADE Local de Execução do Serviço |
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO | PÚBLICO ALVO | MÊS / ATIVIDADE | 3 / 2023 |
APAE - Mirassol | OFICINAS, PROJETOS E CUIDADOS. ? Programa Trabalho, Emprego e Renda. ? Programa Socioeducacional | ALUNOS com deficiência intelectual e múltipla (deficiência intelectual associada à outra deficiência) e/ou transtorno global do desenvolvimento associ | Programada | 3 |
Executada | 3 |
OBJETIVO DO SERVIÇO: Programa que visa dar continuidade ao processo educacional, com atividades educacionais e ocupacionais compatíveis com a faixa etária dos alunos que apresentam necessidade de apoio pervasivo, que não apresentam condições de inclusão no mercado de trabalho ou geração de renda, necessitando de cuidados, tais como: alimentação diferenciada, cuidados na higienização, apoio, materiais adaptados e tecnologia assistiva na execução das atividades.Trata-se de programa que visa à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e de suas famílias, podendo se traduzir em trabalho, emprego ou renda. O desenvolvimento da autonomia, das habilidades e da realização pessoal é fundamentado no conhecimento da realidade, e dos valores sociais dados à profissão. Compreendendo-se que o ser humano se realiza quando se torna produtivo dentro de suas habilidades, respeitando suas limitações e empoderando-se para sua independência, liberdade de fazer as próprias escolhas, autonomia, resultando na inclusão no mercado de trabalho, emprego e renda |
IMPACTO SOCIAL ESPERADO: O Impacto Social esperado é de promoção de melhoria da qualidade de vida das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, buscando assegurar o pleno exercício da cidadania, promovendo a prevenção, orientação e proteção á situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social, bem como ações direcionadas ao fortalecimento da relação familiar. |
ATIVIDADES REALIZADAS: 01/03/2023 - Habilidades Conceituais, Sociais e Práticas/Oficinas Protegidas/ Preparação para o mundo do trabalho |
RESULTADOS OBTIDOS: : Através da Aprendizagem os alunos adquirem ganho de autonomia, que os fazem sentir capazes e produtivos, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, proporcionando maior aquisição de g habilidades de vida diária e prática , oportunizando momentos de felicidades e realizando a inclusão social. |
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES: https://app.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Amigos-dos-Excepcionais-de-Mirassol |
OBSERVAÇÕES GERAIS: O programa tem por proposta a efetivação de uma aprendizagem mais eficaz às pessoas com deficiência intelectual, com estratégias do desenvolvimento dos conceitos e habilidades acadêmicas, e das habilidades de vida diária e prática, de forma funcional e em ambiente natural, para que sejam adquiridas dentro do contexto onde são exigidas, considerando o tempo diferente de aprendizagem e a dificuldade na transferência do aprendizado deste público. Tem por conceito um olhar individualizado do aluno, com foco no desenvolvimento da sua cidadania, e por estratégia a definição de metas de aprendizado que partem sempre do interesse do aluno. O processo de ensino estrutura-se por atividades funcionais, que são realizadas com apoios, desde a imitação de modelos, o auxílio físico e verbal, e com supervisão, sempre em direção à autonomia. A proposta de atendimento á pessoa com deficiência intelectual nas áreas educacional, social e do trabalho exige novas práticas, atualização de conceitos e a aplicação de políticas de defesa e garantia dos direitos das pessoa com deficiência. A inclusão social é um processo que deve ocorrer ao longo ade toda a vida e em todos os ambientes onde a pessoa esteja inserida, seja no seio familiar, na escola, nos espaços culturais, na prática dos esportes ,nas artes, no lazer ou no trabalho. foco no desenvolvimento da sua cidadania, e por estratégia a definição de metas de aprendizado que partem sempre do interesse do aluno. O processo de ensino estrutura-se por atividades funcionais, que são realizadas com apoios, desde a imitação de modelos, o auxílio físico e verbal, e com supervisão, sempre em direção à autonomia. |
LOCAL E DATA: Mirassol - SP, 21 de abril de 2023. |
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO: NOME COMPLETO: SUSAN MEIRE CARVALHO JUNIOR FUNÇÃO: Diretora Municipal de Educação ____________________________________ |
© 2025 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL
Desenvolvido por PLANAD ®